André Coelho Luís (35 anos) não chegou a acordo com a direção do clube para continuar nos quadros da equipa da aldeia do hóquei na próxima época. Atleta do Hóquei Clube de Turquel durante 30 anos, capitão dos Seniores Masculinos durante mais de uma década, treinador da formação durante 18 anos e treinador adjunto de João Simões, Jorge Godinho e Nelson Lourenço no escalão maior do hóquei turquelense nas últimas três épocas (2015/16, 2016/17 e 2017/18), André Luís sai para abraçar novo projeto.

Filho de elementos ligados ao clube de forma íntima, neto de ex-presidente e sobrinho de dois hoquistas turquelenses, André Luís esteve ligado ao clube durante mais de três décadas e “bebeu” das influências familiares, começando a patinar na Iniciação alvinegra em 1985, com apenas 3 anos de idade. Como atleta foi internacional e Campeão Europeu de Sub-17 pelo nosso país em 1998 e estreou-se nos Seniores do Turquel, na 2ª Divisão, frente à Associação Académica de Coimbra nos finais da década de 90, ainda com idade de Sub-20 de primeiro ano, e pela mão de António Rocha. Na 1ª Divisão capitaneou os “brutos dos queixos” em quase uma centena e meia de jogos oficiais, sendo que ao longo de todo o seu percurso como atleta acumulou mais de 700 jogos de alvinegro ao peito em todos os escalões.

Após 30 anos, passados como atleta turquelense, o “eterno capitão” deixou de jogar na temporada 2014/15, sendo que na época seguinte (2015/16) assumiu de imediato a função de treinador adjunto de João Simões nos Seniores Masculinos do HCT, permanecendo na função até à data. André foi ainda treinador de todos os escalões de formação, da Iniciação aos Sub-20, desde o início do milénio até aos dias de hoje, num total de 18 épocas como treinador, tendo sido ainda coordenador técnico durante três temporadas.

A partida de André Luís acresce às saídas de João Silva “Janeka” (H.C. Amatori Vercelli, Itália), Pedro Vaz (C.D. Paço de Arcos), Marco Barros “Tuga” (S.L. Benfica) e Daniel Matias (abandona a modalidade), sendo que apesar disso a equipa dos Seniores Masculinos do H.C. Turquel, versão 2018/19, tem a sua estrutura praticamente definida, faltando apenas perceber quem será o sucessor de André Luís na coadjuvação a Nelson Lourenço, tendo em conta que o Fisioterapeuta, João Guerra, manter-se-á em funções na equipa técnica da próxima temporada.

A direção alvinegra, toda a estrutura do clube, bem como o HCT.pt vêm, por este meio e de forma oficial, agradecer todo o esforço e dedicação demonstrados pelo André ao longo dos 33 anos em que assumiu funções na nossa instituição enquanto atleta, treinador e coordenador técnico do H.C. Turquel, entre outras funções, e vem também desejar-lhe as maiores felicidades do mundo para o seu futuro, com a certeza de que as nossas portas estarão sempre abertas para o seu regresso.

O nosso maior respeito e muito obrigado por tudo André!

Fotos: Carmo Honório