Os atletas formados nos escalões de formação do Hóquei Clube de Turquel, Xavier Jorge Lourenço e o guardião Eduardo Jorge Gomes Leitão, mais conhecido por Edu, venceram, no passado fim-de-semana, a Taça de França, ao serviço da equipa francesa do S.C.R.A. Saint Omer, batendo o C.S. Noisy Le Grand por 2-1 na Final da Final Four da competição.

Com percursos distintos, que tiveram em comum os escalões de formação do nosso clube, Xavier Lourenço é um produto exclusivo da “cantera” alvinegra, enquanto que Edu Leitão chegou a Turquel oriundo da extinta secção de Hóquei em Patins do Clube Stella Maris de Peniche. Os dois atletas partilham ainda o balneário com outro português, Pedro Chambell, filho da ex-glória turquelense, António Chambell, também ele guarda-redes.

No passado fim-de-semana, na cidade francesa de Ploufragan, o atual segundo classificado do campeonato gaulês (com dois pontos a menos que o líder H.C. Quévert) eliminou no sábado na meia-final o S.A. Merignac por 6-4, com um golo de Xavi Lourenço, sendo que na final, no dia seguinte, as dificuldades foram enormes, mas o conjunto orientado pelo selecionador francês, Fabien Savreux, superiorizou-se ao C.S. Noisy Le Grand do português Rúben Martins (não atuou na Final Four devido a lesão) e do jovem luso-francês Yohann Antunes, com um resultado tangencial de 2-1, com mais um golo de Xavier Lourenço, o segundo da sua equipa, que valeu o triunfo no jogo ao conjunto sediado bem no norte de França, com a consequente conquista do segundo troféu mais importante do país.

O nosso clube, toda a sua estrutura, bem como todos os turquelenses estão orgulhosos pelo feito alcançado pelos nossos ex-atletas e conterrâneos, endereça-lhes por esta via, de forma oficial, os parabéns e em simultâneo deseja-lhes toda a sorte do mundo para o que falta jogar no campeonato, fazendo força para que o título de campeão também lhes possa sorrir.  

Fotos: Facebook Oficial SCRA Saint Omer