Passados 5 meses desde a abertura do Gabinete de Fisioterapia, HCTfisio, nas instalações do Pavilhão Gimnodesportivo de Turquel, fomos falar com o nosso Fisioterapeuta, João Guerra [JG], para saber mais sobre este projeto.


HCT.pt: João, como surgiu o HCTfisio?
JG: Era já uma ideia com algum tempo, poder ter um espaço em Turquel para desenvolver a minha atividade profissional. Como algumas pessoas devem saber, trabalhei 20 anos na Policlínica da Benedita e, chegada a altura da saída, estavam reunidas as condições para me estabelecer em Turquel. Dada a minha ligação profissional e pessoal ao HCT (ndr: é Fisioterapeuta no clube desde 2003) nada melhor que conciliar as duas atividades. Fiz uma proposta à Direção do clube, que foi aceite com bastante agrado e, em conjunto, criámos o espaço.

HCT.pt: Porquê Turquel e porquê no Hóquei?
JG: Em Turquel, primeiro, porque foi a terra que me acolheu e onde eu me sinto bem e depois porque havia uma carência para os turquelenses, que tinham que se deslocar às freguesias vizinhas para terem este tipo de serviço. No Hóquei, porque foi o meu grande elo de ligação à terra e porque assim consigo dar melhores condições aos atletas, perante a necessidade de tratamentos.

HCT.pt: Como caracterizas o Gabinete de Fisioterapia?
JG: O objetivo pretendido é criar um serviço de referência, para fugir aos "tratamentos em massa" convencionais. Consigo ter tempo para despender com o utente e para atender às suas necessidades. O espaço não é muito amplo, mas tem as condições e equipamento necessário para o tipo de serviço que pretendo.


HCT.pt: Que tipo de tratamentos e patologias abordas?
JG: Basicamente todas as situações em que a Fisioterapia se mostra eficaz. Caracterizo-me por ser um Fisioterapeuta generalista e estou perfeitamente confortável em qualquer área, seja patologia musculo-esquelética, neurológica ou respiratória, contribuindo para isso a minha formação e os já 22 anos de experiência profissional. A minha intervenção vai desde as vulgares dores de costas ou traumatismos, até à recuperação de Acidentes Vasculares Cerebrais ou outras situações neurológicas mais complexas, não esquecendo os problemas respiratórios tão frequentes, principalmente em bebés e idosos.

HCT.pt: Passados 5 meses desde a abertura, como estão a correr as coisas?
JG: Eu diria que estão a superar as minhas expetativas iniciais. Felizmente tenho uma carteira de clientes fiéis, que me acompanharam na mudança que decidi realizar, o que me dá uma grande satisfação.

HCT.pt: Objetivos para o futuro?
JG: A ambição é sempre de crescimento. Gostaria de incluir outros serviços e valências, sempre ligados à área da saúde e bem-estar, mas para já quero consolidar o serviço de Fisioterapia.

HCT.pt: Obrigado João, pelo trabalho que desenvolves em prol da nossa comunidade e muita sorte para o futuro!

JG: Obrigado eu pelo interesse demonstrado e por me permitirem dar a conhecer um pouco melhor o meu serviço. Aproveito ainda a vossa abordagem para informar que o Gabinete de Fisioterapia, HCTfisio, está aberto diariamente, das 14h as 19:30h, para toda a população, com condições especiais para sócios do H.C. Turquel com as cotas em dia.

Informação Adicional:

Nome: João Miguel dos Santos Guerra
Idade: 43 anos
Naturalidade: Marinha Grande
Formação Académica: Licenciatura em Fisioterapia pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra
Formação Complementar: Formação em Osteopatia na Escola Osteopatia de Madrid
Experiência Profissional: 22 anos de trabalho no terreno e Fisioterapeuta do H.C. Turquel desde 20
03